Alfa Romeo Giulia Forum banner

Nível do óleo do motor

32K views 21 replies 13 participants last post by  Papa Gallo  
#1 ·
Liguei remotamente meu Giulia Ti AWD 2017 esta manhã e fui recebido com um aviso de nível de óleo do motor. Eu fiz uma troca de óleo há cerca de 6 meses, o que foi há cerca de 6 mil milhas. O sensor pode estar disparando? Posso adicionar óleo sozinho para ajudar a resolver o problema? Fui ao recall em 28 de fevereiro e fiz uma atualização de software.

#2 ·
Verifique no sistema de infoentretenimento para ver o nível. Se estiver abaixo do máximo, adicione cerca de 250 ml de cada vez e desligue para verificar o novo nível. 50% a 100% do máximo é cerca de 500 ml no Quad.

#4 ·
Não se deixe levar a colocar muito, provavelmente acabará por encher demais, o que é pior.
Coloque um pouco (cerca de 250 ml, como sugerido) e veja onde você chega após 1 ou 2 partidas, em uma estrada plana. Você sempre pode adicionar um pouco mais depois, se necessário.

#5 ·
Tenha cuidado ao adicionar óleo. A diferença entre as linhas mínima e máxima em uma vareta de nível de óleo antiquada é de apenas cerca de 1 litro de óleo.
Imagino que seja semelhante no medidor eletrônico da Giulia. É muito fácil encher demais com óleo, o que pode ser muito ruim para o motor.

#6 ·
Com que frequência você verifica o nível do óleo? Certifique-se de que seu carro está estacionado em terreno plano e olhe sob seu carro para ver se você desenvolveu algum vazamento de óleo. O compartimento do motor cheira a óleo, ou óleo quente ou queimado? Como acima, adicione talvez 1/4 de litro e dirija e verifique várias vezes novamente, certificando-se de não encher demais. E o melhor é usar o óleo que está atualmente no seu motor. Diferentes óleos de motor são compatíveis no motor, mas às vezes podem afetar adversamente a viscosidade quente/fria e os pacotes de aditivos em diferentes óleos. E embora as montadoras de automóveis hoje em dia recomendem longos intervalos de quilometragem para motores, se você tiver 6.000 milhas no seu óleo, pode ser um bom momento para drená-lo e reabastecê-lo. E eu ouvi tantas histórias de terror sobre bujões de drenagem de óleo arrancados nos locais de drive-thru rápidos, que eu só confiaria em um bom mecânico para trocar o óleo e o filtro. Pode parecer trivial usar uma nova arruela do bujão de drenagem de óleo, mas às vezes reutilizar a arruela antiga pode levar a pequenas gotas irritantes. Ontem eu drenei e reabasteci o óleo da minha lavadora de alta pressão. O motor Honda usa uma arruela de bujão de drenagem de alumínio, que tinha pequenas ondulações. Então eu achatei ambos os lados perfeitamente em uma pedra de diamante, antes de reutilizar a arruela.

Meu mantra sempre foi "óleo é barato, motores são caros".

Deixe-nos saber o que você decide fazer.

Tudo de bom... NAM VET

#7 ·
Este é o aspeto mais ridículo dos carros Giulia 2.0. Sem vareta e um dispositivo eletrónico de deteção de nível de merda. Mudei o óleo ao fim de um ano e cerca de 6.400 milhas na Concessionária. O técnico adicionou a quantidade medida de óleo do motor. Ligou o motor, verificou se havia fugas, desligou-o. Ele terminou alguns outros trabalhos e levou o carro para fora e estacionou-o. Acertei a fatura com o Gerente de Serviço (sem custos) e levei o Técnico para almoçar (com a Giulia). Voltei à Concessionária e (re)verifiquei o nível do óleo de acordo com o procedimento no Manual do Usuário. Mostrou que estava meio litro baixo. O técnico me deu um litro de óleo para usar para completar, mas também disse que (antes de adicionar qualquer óleo) eu deveria verificar o nível algumas vezes. Verifiquei o nível do óleo várias vezes ao dia por alguns dias e sempre indicava o mesmo, cerca de meio litro baixo. Então, adicionei meio litro de óleo. Verifiquei o nível do óleo várias vezes ao dia (motor totalmente quente, superfície plana, em marcha lenta por vários minutos, etc.) e demorou quase uma semana para o sistema reconhecer que eu havia adicionado meio litro. Já se passaram vários meses e cerca de 1.600 milhas desde que completei, e ele continua mostrando cheio. Que a praga caia sobre a pessoa que decidiu que este motor não teria uma vareta.

• Like
Reactions: Lisare
#8 ·
Haha! Sim, de facto. E lembre-se que o 2.0 é um motor menor, então adicione lentamente, como 250 ml. Olhe para as graduações na nova garrafa e subdivida como louco. Apenas adicione pequenos tiros. Certifique-se de estar em terreno plano. Eu vi a mudança de nível no meu Quad na casa dos meus pais na Pensilvânia na minha viagem no mês passado. Entrada inclinada: marca de nível baixo de um quarto. Nenhum necessário quando plano (máx.). Nenhum adicionado desde a mudança no verão passado. Apenas cerca de 2000 milhas! :eek:

#11 ·
Acabei adicionando 250mL de Pennzoil Platinum Euro LX 0W-30 e ainda sem movimento na agulha. Adicionei cerca de 200mL além disso. Ainda sem movimento. Provavelmente terei que levar ao revendedor para resetar o sensor. Eles vão se importar que eu adicionei óleo sozinho?
Veja o post #7.
Seja paciente.

#10 · (Edited)
Estritamente falando, estas são as condições recomendadas para a atualização do medidor de óleo....(ver anexo, embora normalmente não precise pensar nisso)
Também sei que as coisas foram melhoradas com a última atualização de infoentretenimento nos modelos de 2017, não sei qual versão você está usando ;)
boletim de serviço 08-002-18 REV. A.pdf

SINTOMA/CONDIÇÃO:
Alguns clientes podem apresentar um ou mais dos seguintes problemas:
......
• O nível de óleo exibido no ETM está incorreto.

Attachments

#21 · (Edited)
Cada entalhe no medidor de infoentretenimento representa 100 ml de óleo
O medidor tem 6 entalhes, cada um é 8,9 oz (US) = 263 ml

A coisa a lembrar para quem está adicionando óleo... se o medidor estiver lendo 5/6 entalhes antes de adicionar, assim que o óleo estiver a menos de 8,9 oz do cheio, o medidor (quando atualizar) indicará CHEIO (mesmo que possa estar até 8,8 oz baixo).

Então, se estiver usando o medidor ao "completar" para determinar quando está cheio, você deve realmente adicionar o óleo uma onça (30ml) de cada vez, e então certificar-se (ha ha) de que o medidor foi atualizado. Assim que o medidor indicar "cheio", o nível do óleo ainda está cerca de 8,8 oz baixo. SE tiver certeza de que está no ponto de troca de 5/6 entalhes, você pode adicionar 8,8 oz para realmente encher até a capacidade.

(Se você vir seu medidor ocasionalmente indicando/alternando entre 5/6 e "cheio", o nível do óleo está cerca de 8,9 oz baixo.)

Outra maneira de olhar para isso... se você trocou o óleo recentemente e o medidor mostrou "cheio" após a troca... se após um curto período de tempo (uma semana, um mês) o medidor mostrar 5/6... isso NÃO significa que você está queimando óleo... pode significar que quando o óleo foi trocado, o motor não foi preenchido até a capacidade. Digamos que a troca de óleo tenha ficado 8,5 oz aquém. O medidor ainda mostrará cheio, mas SE o motor então queimasse 0,4 oz, o medidor cairia para 5/6, fazendo você pensar que tem um grande problema de consumo de óleo. Você não tem.

• Like
Reactions: Papa Gallo
#17 ·
Indicação do nível de óleo e enchimento
Atualização no visor
Se for necessário completar o óleo do motor, a fim de
garantir a indicação correta do
ível de óleo no visor, deixe o veículo
em terreno plano com o motor em funcionamento
por aproximadamente 5 minutos.

#18 ·
Sei por experiência própria que pode levar dias para o nível de óleo mudar após adicionar óleo. Adicionei acidentalmente muito e recebi um aviso vermelho desagradável “Nível Máximo de Óleo Excedido”. Acabei levando ao revendedor e fazendo minha primeira troca de óleo com cerca de 5.000 milhas. Agora, sou muito cauteloso ao adicionar óleo.

#19 ·
Enquanto eu estava dirigindo no fim de semana, a luz de aviso do nível de óleo do motor acendeu. Verifiquei a página de status para a indicação e ela nem estava registrando nada. Imediatamente parei em um posto de gasolina, comprei 2 litros de 5w30, que era tudo o que eles tinham e que eu pude encontrar às 22h. Coloquei a primeira garrafa e segui o procedimento para obter uma leitura. Nada. Então coloquei a segunda garrafa e segui o mesmo procedimento. Ainda sem leitura e ainda com o aviso. Decidi dirigir para casa, sentindo-me confiante de que havia óleo no sistema e mostrando também a pressão do óleo. No dia seguinte, fui comprar um galão de 0w30. Coloquei mais dois litros. Ainda não registrou nada e ainda mostrou o aviso. Decidi que o sensor devia estar com defeito. Fui à oficina da Alfa na segunda-feira e contei a eles o que estava acontecendo. Eles reiniciaram o sistema e mostraram que estava cheio demais em 100ml. Pedi que esvaziassem todo o sistema e medissem quanto saiu. Foram medidos 8 litros. Eles encheram o sistema até o nível adequado. Sem danos ao motor, mas a mangueira de respiro de óleo teve que ser limpa e a redefinição de fábrica completou a leitura adequada (espero). Tudo isso aconteceu 9.000 km após a segunda troca de óleo, com 6.000 km restantes para a próxima. Gostaria que houvesse uma vareta de medição.

#20 ·
Liguei remotamente meu Giulia Ti AWD 2017 esta manhã e fui recebido com um aviso de nível de óleo do motor. Acabei de fazer uma troca de óleo há cerca de 6 meses, o que foi há cerca de 6.000 milhas. O sensor pode estar disparando? Posso adicionar óleo sozinho para ajudar a resolver o problema? Fui ao recall em 28 de fevereiro e fiz uma atualização de software.
O mesmo aqui, adicionei 100ml e o problema foi resolvido, aparentemente entre o nível baixo e o nível alto há apenas 100ml, então adicione óleo em incrementos de 100ml verificando o nível de óleo a cada recarga.