Alfa Romeo Giulia Forum banner

Problema do radiador de óleo: mistura de óleo com anticongelante

13K views 26 replies 12 participants last post by  richie4fun  
#1 ·
Olá a todos! Eu possuo um 2.0 veloce(TI) de 2017 com 98000 km (aproximadamente 61000 milhas). Tive o problema de um radiador de óleo rachado, com óleo entrando no circuito do refrigerante.

Radiador de óleo danificado:

O problema já foi resolvido com a limpeza necessária e a troca do anticongelante.

Alguém mais teve o mesmo problema? Foi um reparo um pouco caro!
Ficou na oficina por uma semana e eu realmente queria dirigi-lo novamente!!

#3 ·
Sabe-se que os permutadores de calor de todos os tipos começam a vazar. Ao instalar um sistema de aquecimento solar de água que deve ser preenchido com anticongelante, o permutador de calor é obrigado (pelo menos nos EUA) a ser do tipo "air gap", mais caro e menos eficiente. Quando um permutador de calor com "air gap" vaza, o fluido que vaza vai para o ar em vez de para o outro circuito de fluido.

De qualquer forma, não me lembro de ter ouvido outros relatos de tais falhas.

#4 ·
Este é um problema muito comum nestes carros, mesmo nos carros mais novos. Acabei de pegar meu carro hoje na concessionária pelo mesmo problema. Eles têm 8 carros com o mesmo problema. A Alfa deve lançar um resfriador com design atualizado.

#7 ·
Obrigado a todos pelo aviso sobre este problema. Verificarei e reapertarei os parafusos do meu radiador de óleo de acordo com as especificações de fábrica de tempos em tempos ou quando eu fizer uma troca de óleo.

#8 ·
Olá a todos! Eu possuo um 2.0 veloce(TI) de 2017, 98000kms (aproximadamente 61000 milhas). Tive o problema de um radiador de óleo rachado, óleo entrando no circuito do refrigerante
View attachment 143669 View attachment 143670

Radiador de óleo danificado:

View attachment 143671
View attachment 143672

O problema já foi resolvido com a limpeza necessária e a troca do anticongelante.

Alguém mais teve o mesmo problema? foi um reparo um pouco caro!
Ele ficou na oficina por uma semana e eu realmente queria dirigi-lo novamente!!
Onde a rachadura ocorreu no radiador de óleo?

#9 ·
Acontece, no entanto, não com tanta frequência. Eu provavelmente fiz cinco motores devido a este tipo de falha desde que o Giulia entrou no mercado. Normalmente, requer a substituição de todas as mangueiras do líquido de arrefecimento do motor, termostato/válvula tripla, algumas linhas rígidas e o núcleo do aquecedor no painel para remover totalmente o óleo do sistema. Além disso, geralmente os carros superaquecem com a falta de fluxo de líquido de arrefecimento, então o motor geralmente é danificado (se você tiver um código de racionalidade do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento armazenado, você pode estar com problemas, pois indica superaquecimento).

Quando trabalhava em uma oficina independente, eu costumava fazer alguns trabalhos de cabeçote em carros Mercedes I6 antigos com óleo nos sistemas de arrefecimento... geralmente o que eu fazia era encher o sistema de arrefecimento com um desengraxante forte e rodar o carro até a temperatura de operação e lavar o sistema. Eu fazia isso cerca de cinco vezes. É um trabalho bagunçado e terrível, mas pode economizar muito dinheiro em peças.

#10 ·
A minha concessionária viu "algumas" dessas falhas no trocador de calor.

• Like
Reactions: Nam
#11 ·
Olá a todos! Eu possuo um 2.0 veloce(TI) 2017 com 98000 km (aproximadamente 61000 milhas). Tive o problema de um radiador de óleo rachado, óleo entrando no circuito do refrigerante View attachment 143669 View attachment 143670 Radiador de óleo danificado: View attachment 143671 View attachment 143672 O problema já foi resolvido com a limpeza necessária e a troca do anticongelante. Alguém mais teve o mesmo problema? Foi um reparo um pouco caro! Ficou na oficina por uma semana e eu realmente queria dirigi-lo novamente!!
Onde o radiador de óleo estava rachado e você trocou todo o radiador de óleo ou apenas a junta?

#13 ·
Olá a todos! Eu possuo um 2.0 veloce(TI) 2017 com 98000 km (aproximadamente 61000 milhas). Tive o problema de um resfriador de óleo rachado, óleo entrando no circuito do refrigerante
View attachment 143669 View attachment 143670

Resfriador de óleo danificado:

View attachment 143671
View attachment 143672

Alguém mais teve o mesmo problema? Foi um reparo um pouco caro!
Ele ficou na oficina por uma semana e eu realmente queria dirigi-lo novamente!!
Eu tenho um Alfa Giulia 2021 e acabei de descobrir que tive o mesmo problema, se não se importar de perguntar quanto você acabou pagando.

#14 ·
@angelo626alfa. Bem-vindo ao fórum. Você comprou seu Alfa novo? Qual é o modelo? Por favor, conte-nos mais sobre você.

#15 ·
@angelo626alfa. Bem-vindo ao fórum. Você comprou seu Alfa novo? Qual é o modelo? Por favor, conte-nos mais sobre você.
sim, eu comprei novo em 2021. é só um Giulia, mas a mesma coisa aconteceu com o meu carro e eu estava me perguntando o que vocês consertaram para que eu pudesse pedir a peça. ontem eu tirei cerca de meio litro de óleo com um rolo de pintura. apenas enfiei no buraco e com a luva estava espremendo o óleo. para ver se está saindo muito óleo

#18 ·
Pode ser o dispositivo de troca de calor do óleo do motor. Onde você está localizado?

#19 ·
Sabendo a pouca variação que o sistema de nível de óleo tem, eu diria que o ícone e o aviso de óleo baixo apareceriam rapidamente após a falha do resfriador.
Alguém sabe onde no motor este resfriador está localizado??

#20 · (Edited)
^^ Aqui está um vídeo de reparo para o radiador de óleo. Parece um reparo PITA, no entanto, parece que o mecânico no vídeo fez mais do que o necessário para remover o radiador (linhas de ar condicionado).

• Like
Reactions: danese0
#21 · (Edited)
^^ Aqui está um vídeo de reparo para o resfriador de óleo. Parece uma reparação PITA, no entanto, parece que o mecânico no vídeo fez mais do que o necessário para remover o resfriador (linhas de ar condicionado).
Omfg parece uma pita total mais!!
Não admira que eles falhem. O gato cozinha-o até à morte!!
Obrigado
Espero que o meu sobreviva!!

#23 ·
^^ Aqui está um vídeo de reparo para o resfriador de óleo. Parece um reparo PITA, no entanto, parece que o mecânico no vídeo fez mais do que o necessário para remover o resfriador (linhas de ar condicionado).
Estou pensando a mesma coisa. Por que um resfriador de óleo do motor seria colocado perto das partes mais quentes de um motor, como o turbo e o escapamento?

Essa é uma reparação que deixarei minha garantia estendida cuidar, se possível.
Pelo menos coloque um protetor térmico lá😮😳😂