Alfa Romeo Giulia Forum banner
881 - 899 of 1,077 Posts
Ok, então aqui está a minha situação com a ativação do modo Race no '19 Giulia Q4:
Comprei o kit do modo race (seletor + computador de suspensão adaptativa) da Alfissimo.
Segui todas as instruções:
  • -desliguei a bateria
  • -troquei o computador da suspensão (versão GTAm)
  • -substituí o seletor DNA pelo seletor DNAR
  • -religuei a bateria
  • -executei o alinhamento PROXI
  • -executei a calibração dos acelerómetros
Tudo funcionou com sucesso, mas o modo Race não apareceu. Quando movo o seletor para além de D, nada acontece. Tentei tanto o Tipo 2 como o Tipo 3. Verifiquei que o byte #88 é CC.
O que mais devo verificar?
Alguém sabe qual a versão da unidade DTCM que é necessária? O concessionário disse-me que "a versão da caixa de velocidades deve ser superior a 003". A minha é "0007".
Alguém instalou com sucesso o modo race com a caixa GTAm?

Discussion starter · #882 ·
Ok, então esta é a minha situação com a ativação do modo Race no '19 Giulia Q4:
Comprei o kit do modo Race (seletor + computador de suspensão adaptável) da Alfissimo.
Passei por todas as instruções:

• desconectei a bateria

• troquei o computador da suspensão (versão GTAm)

• substituí o seletor DNA pelo seletor DNAR

• reconectei a bateria

• executei o alinhamento PROXI

• executei a calibração dos acelerômetros
Tudo funcionou com sucesso, mas o modo Race não apareceu. Quando movo o seletor além de D, nada acontece. Tentei tanto o Tipo 2 quanto o Tipo 3. Verifiquei que o byte #88 é CC.
O que mais devo verificar?

Alguém sabe qual versão da unidade DTCM é necessária? O revendedor me disse que "a versão da caixa de câmbio deve ser maior que 003". A minha é "0007".

Além disso, alguém instalou com sucesso o modo Race com a caixa GTAm?
Você pausou tempo suficiente quando girou o dial além de D? Leva uma fração de segundo para engatar.

owns 2018 Alfa Romeo Giulia Ti Sport Q4
Discussion starter · #884 ·
Sim, estava segurando por mais de um segundo.

Além disso, todas as outras alterações (A, N, D) podem ser observadas via MES, mas quando eu pressiono o botão no modo Corrida, nada muda no MES.
Eu refaria o alinhamento PROXI.

Discussion starter · #886 ·
Como refazer? Quer dizer, executá-lo novamente? Eu fiz isso várias vezes, mas ele pode tentar novamente :)
Ok, bem, depende de você, mas sim, basta executar os procedimentos de alinhamento PROXI novamente.

Discussion starter · #889 ·
Difícil de dizer: Tenho alguns problemas com o MES. Tenho certeza que é o MES porque ele começa a expirar esporadicamente, mesmo sem estar conectado ao carro. Reconectar o USB ajuda. Tentei dois adaptadores USB diferentes, então provavelmente são problemas de software.

Então, quando o MES funcionou, eu consegui um bom alinhamento PROXI. Quando expirou, alguns módulos ficaram por confirmar. Mas eles estavam ok quando o MES estava ok.
Verifique o manual para as configurações da porta COM, isso faz uma grande diferença na capacidade do MES de se comunicar corretamente.

• Like
Reactions: danardi
Difícil de dizer: Tenho alguns problemas com o MES. Tenho certeza que é o MES porque ele começa a ter tempo limite esporadicamente, mesmo sem estar conectado ao carro. Reconectar o USB ajuda. Tentei dois adaptadores USB diferentes, então provavelmente são problemas de software.

Então, quando o MES funcionou, eu consegui um bom alinhamento PROXI. Quando ele expirou, alguns módulos ficaram não confirmados. Mas eles estavam ok quando o MES estava ok.
há definitivamente alguns truques para fazer o MES funcionar mais suavemente. Infelizmente, não tenho uma resposta para o seu problema, mas posso definitivamente dizer que se você teve um proxi bem-sucedido, então seu dtcm está atualizado, caso contrário, você falharia toda vez por estar fora do alcance.

Ok, outro alinhamento PROXI não ajudou :(

Percebi isso ao escanear módulos:

Transmissão / CDCM (Módulo de Controle de Domínio do Chassi)
DESCONHECIDO/NÃO SUPORTADO
Código ISO: 00 52 50 5C 14

NÃO SUPORTADO significa que o PROXI realmente não funcionou?

Discussion starter · #892 ·

Notei isso ao escanear módulos:

CDCM é provavelmente o problema, mas é estranho que você não tenha um odômetro piscando. Normalmente, quando há um módulo que não tem ideia de qual é o modo de corrida, o odômetro piscará para indicar que houve um problema com o alinhamento proxi. Pelo menos essa é a minha compreensão. Experimente o outro tipo, pode ser bem-sucedido.

• Like
Reactions: danardi
CDCM é provavelmente o problema, mas é estranho que você não tenha um odômetro piscando. Normalmente, quando há um módulo que não tem ideia de qual é o modo de corrida, o odômetro piscará para indicar que houve um problema com o alinhamento proxi. Pelo menos essa é a minha compreensão. Experimente o outro tipo, pode ser bem-sucedido.
Eu concordo que isso é muito estranho

Notei isso ao escanear módulos:

deveria dizer proxi bem-sucedido ou proxi falhou no final. Estou presumindo que você tem suspensão ativa? Você trocou seu cdcm pela versão gtam?

Ok, então aqui está o que mais tentei:
Eu voltei o CDCM para o original (sim, eu tinha GTAm do @Alfissimo) e executei o PROXI novamente.
Deu tudo certo (mostrou SUCESSO em cada módulo e disse "Desligue a chave" no final).
Eu também recalibrei os sensores.
O odômetro não pisca.

Quando eu executo a verificação, recebo 2 módulos desconhecidos:

Painel / ETM (Módulo Telemático de Entretenimento)
UNKNOWN/UNSUPPORTED

o que eu presumo ser um seletor de DNA - agora DNA + Race instalado
e CDCM - agora original instalado.

Também, quando eu tento detectar automaticamente a interface no MES, ele a define como ELM a 38400 de velocidade. Quando tento executar o PROXI, ele diz "Interface muito lenta, defina como ELM (High Speed)". Ele permite executar o PROXI somente após essa alteração (a velocidade também é definida como 38400).

Quando eu vou para o PROXI agora, ele diz "O veículo está configurado corretamente. PROXI não é necessário." Todos os módulos estão verdes e OK.

Parece ser um problema de BCM neste ponto :(

Discussion starter · #895 ·
Ok, então aqui está o que mais tentei:
Troquei o CDCM de volta para o original (sim, eu tinha GTAm do @Alfissimo) e executei o PROXI novamente.
Deu tudo certo (mostrou SUCESSO em cada módulo e disse "Desligue a chave" no final).
Eu também recalibrei os sensores.
O odômetro não pisca.

Quando eu executo a verificação, recebo 2 módulos desconhecidos:

Painel / ETM (Módulo Telemático de Entretenimento)
UNKNOWN/UNSUPPORTED

o que eu presumo ser um seletor de DNA - agora DNA + Race instalado
e CDCM - agora original instalado.

Também, se eu tentar detectar automaticamente a interface no MES, ele a define como ELM a 38400 de velocidade. Quando tento executar o PROXI, ele diz "Interface muito lenta, defina como ELM (High Speed)". Ele permite executar o PROXI apenas após essa alteração (a velocidade também é definida como 38400).

Quando vou para o PROXI agora, ele diz "O veículo está configurado corretamente. PROXI não é necessário." Todos os módulos estão verdes e OK.

Parece ser um problema de BCM neste ponto :(
Tenho que dizer que você está fazendo um bom trabalho em solucionar isso. Acho que, neste ponto, você pode precisar considerar subornar sua concessionária para atualizar seu BCM e/ou outros módulos que podem precisar ser atualizados para suportar isso. Isso pode ser caro, mas se é isso que você quer fazer, essa é sua prerrogativa.

Antes do último resultado ir para a concessionária, tente colocar o seletor dinâmico de volta para o tipo 1 (sem modo de corrida) e execute outro proxi. Esperançosamente bem-sucedido. Agora remova seu seletor de modo de corrida e instale de volta o seu OEM. Execute outro proxi. Esperançosamente bem-sucedido. Agora instale o seletor de modo R. Certifique-se de que o carro permite que você mude seu modo dinâmico (obviamente, a corrida ainda não funcionará) agora conecte o mes de volta. Digitalize as interfaces e, em seguida, mude para alta velocidade. Mude para o tipo 2. Execute um proxi. Certifique-se de trocar seus cabos cinza e azul rapidamente quando solicitado a fazê-lo! Esperançosamente bem-sucedido. Agora tente selecionar o modo de corrida, certifique-se de dar uma torção firme e segurar o mostrador. Esperançosamente funciona. Agora troque seu cdcm para gtam. Execute outro proxi. Esperançosamente bem-sucedido. Agora compre alfaobd. Conecte seu cabo cinza e execute uma calibração do acelerômetro. Esperançosamente bem-sucedido. E você está pronto. Fácil como sempre…

antes do último resultado ir para a concessionária, tente colocar o seletor dinâmico de volta para o tipo 1 (sem modo de corrida) e execute outro proxi. Esperançosamente bem-sucedido. Agora remova seu seletor de modo de corrida e reinstale o seu OEM. Execute outro proxi. Esperançosamente bem-sucedido. Agora instale o seletor do modo R. Certifique-se de que o carro permite que você altere seu modo dinâmico (obviamente, a corrida ainda não funcionará) agora conecte o mes de volta. Digitalize as interfaces e, em seguida, mude para alta velocidade. Mude para o tipo 2. Execute um proxi. Certifique-se de trocar seus cabos cinza e azul rapidamente quando solicitado a fazê-lo! Esperançosamente bem-sucedido. Agora tente selecionar o modo de corrida, certifique-se de dar uma torção firme e segurar o mostrador. Esperançosamente funciona. Agora troque seu cdcm para gtam. Execute outro proxi. Esperançosamente bem-sucedido. Agora compre alfaobd. Conecte seu cabo cinza e execute uma calibração do acelerômetro. Esperançosamente bem-sucedido. E você está pronto. Fácil como sempre…
Este é um plano muito bom. Embora pareça que algumas etapas realmente não ajudarão porque agora o seletor de corrida funciona para A/N/D, apenas o modo de corrida não está ativo. Vou tentar trazer tudo de volta ao estoque e executar outro PROXI

Ok, então nova atualização:
Eu comprei um adaptador ObdLink USB e consegui realizar um alinhamento PROXI com peças OEM e peças modificadas.
Então o modo Corrida funciona agora.
Minha única preocupação é que tanto o Race know quanto a suspensão ECU ainda estão DESCONHECIDOS/NÃO SUPORTADOS
Eu vou monitorar os erros e postar uma nova atualização.

881 - 899 of 1,077 Posts