Esta será, esperançosamente, uma discussão abrangente sobre as diferentes formas de ativar o modo corrida nas versões Base / Ti / Veloce / Lusso da Giulia 2017-2019 na América do Norte. Estes procedimentos podem ou não funcionar em outras regiões... FYI YMMV
NOTA: 2020+ com o seletor DNA monostável (aquele que sempre retorna para N) não requer um dial DNA+R de substituição. Tudo o que é necessário é o bypass SGW, MES, cabos azul e cinza e adaptador OBD USB.
Aqui está um vídeo do YouTube de @TheFallen8598 para instalar o seletor Race DNA e usar a versão mais recente do Multiecuscan para ativar o Modo Corrida. OBRIGADO!
O processo pode ser concluído escolhendo uma ou duas opções diferentes, sua escolha, escolha sua própria aventura:
Etapa obrigatória 1/2 (leia completamente primeiro):
NOTA: Se você tiver o seletor DNA monostável (aquele que sempre retorna para a posição N), você NÃO precisa escolher uma das opções abaixo, você está pronto para usar o que tem. (Obrigado, @shpuncik pelas informações)
Opção 1: (Eu tenho um pouco de dinheiro e não tenho tempo a perder, ou eu tenho um pouco de dinheiro e nenhuma habilidade de soldagem.)
Informações do microinterruptor para a opção DIY nº 1 acima:
Resistor:
Número da peça Digi-Key: A110463CT-ND
Número da peça do fabricante: 4-2176091-0
Etapa obrigatória 2/2: (Configurar ECM!! BCM? ABS?)
Configure o ECM para permitir que o seletor RDNA alterne o modo Corrida
Abrir MES e selecionar o seguinte:
MODOS:
Byte 88=AC (Estoque)
NOTA: 2020+ com o seletor DNA monostável (aquele que sempre retorna para N) não requer um dial DNA+R de substituição. Tudo o que é necessário é o bypass SGW, MES, cabos azul e cinza e adaptador OBD USB.
Aqui está um vídeo do YouTube de @TheFallen8598 para instalar o seletor Race DNA e usar a versão mais recente do Multiecuscan para ativar o Modo Corrida. OBRIGADO!
O processo pode ser concluído escolhendo uma ou duas opções diferentes, sua escolha, escolha sua própria aventura:
Etapa obrigatória 1/2 (leia completamente primeiro):
- Você precisará de uma licença Multiecuscan (MES).
- Instale em um laptop com Windows 10. (Consulte o site MES para obter ajuda de configuração.)
- Compre um adaptador USB ODB2.
- O site MES tem recomendações.
- Eu uso o OBDLink SX e funciona muito bem.
- Encontre alguns dos cabos adaptadores Fiat / Alfa / Lancia OBD2.
- Como afirmado no site MES, você precisará dos cabos azul e cinza (nº 5 e nº 6, respectivamente) para acessar os módulos necessários do veículo através da porta OBD2. (Observação: todo o acesso ao módulo é feito através da porta OBD2)
- Eu comprei este conjunto no eBay, o envio demorou um pouco, pois estou nos Estados Unidos.
- Para Giuli's 2018 + (data de fabricação nos EUA após 1º de fevereiro de 2018, UE após o início de abril de 2018), é provável que você tenha um dispositivo em seu carro chamado Módulo de Gateway de Segurança (SGW / SGM) que impede a escrita não autorizada nos muitos módulos dos veículos. Você precisa de um dispositivo de bypass.
- AVISO!!!! O Bypass SGW da Eurocompulsion precisará ser modificado para funcionar com esta modificação do modo Corrida. Minha sugestão é comprar de @Alfissimo International ou Squadra Tuning.
- Eu comprei um da EuroCompulsion, mas, como afirmado, tive que abri-lo e modificá-lo para que pudesse se comunicar com todos os barramentos CAN.
- Para determinar se você tem ou não um módulo SGW em seu veículo, use o MES e seu adaptador USB OBD2 para alternar um parâmetro, como a buzina. Se você pode alternar a buzina, você não tem um módulo SGW em seu carro, você pode prosseguir para uma das próximas Opções (1 ou 2).
- Se você recebeu um erro ao tentar alternar um parâmetro, leia:
- O módulo SGW impede a escrita no ECM e em outros módulos do veículo. Você DEVE instalar um bypass para contorná-lo ou apenas parar agora, continuar é inútil.
- Modifique ou pague alguém para modificar o bypass SGW para permitir o acesso a todos os módulos dos veículos. Se você não modificar o bypass SGW, não poderá concluir este processo, pois é necessário realizar um alinhamento PROXI e calibrações.
- A instalação do bypass SGW é descrita em outros tópicos aqui e também no site EuroCompulsion.
NOTA: Se você tiver o seletor DNA monostável (aquele que sempre retorna para a posição N), você NÃO precisa escolher uma das opções abaixo, você está pronto para usar o que tem. (Obrigado, @shpuncik pelas informações)
Opção 1: (Eu tenho um pouco de dinheiro e não tenho tempo a perder, ou eu tenho um pouco de dinheiro e nenhuma habilidade de soldagem.)
- Compre e instale o seletor RDNA para um Quadrifoglio. Onde? Concessionária ou outro. Descubra, você é inteligente.
- Remova as peças da console central.
- Remova a peça de acabamento da alavanca de câmbio levantando a parte frontal com os dedos, ela puxa para cima com um pouco de força.
- Em seguida, comece na frente, perto dos porta-copos, para a peça maior da console central dianteira. Puxe para trás enquanto levanta e ela deve estourar.
- TA peça que a área de armazenamento central é cercada é a mesma, puxe para dentro e para cima nas laterais dela também. Você vai conseguir. Apenas não torça ou force (dobre) nenhum deles, apenas puxe e trabalhe de forma bastante reta e para cima.
- Depois que o acabamento estiver solto, é bem simples, requer apenas algumas pontas torx para remover e substituir o interruptor. Não deixe cair um parafuso, pergunte-me por quê.
- Reinstale as peças de acabamento na ordem inversa. Lembre-se de que as duas peças principais da console central se encaixam antes de reconectá-las à base da console central.
- Remova as peças da console central.
- Adquira o resistor e o interruptor definidos abaixo. Eu comprei 10 de cada, destruindo 4 dos interruptores no processo de descobrir como tudo isso funciona
.
- Desmonte o seletor DNA...
- Este é difícil de descrever, pois não tirei fotos enquanto desmontava... desculpe.
- Enquanto belisca a peça de plástico com o alicate de ponta fina, puxe para cima (seta laranja) enquanto empurra as abas (setas amarelas).
-
- Em seguida, você verá uma peça de plástico branco lá (na foto abaixo, desculpe, sem fotos de ação). Na parte superior e inferior dela, o plástico preto está impedindo que o plástico branco saia da parte inferior (em referência à foto acima). Use uma chave de fenda pequena (padrão) para retirar as abas pretas para que o plástico branco possa sair pela parte inferior junto com o restante do seletor. Você precisará puxar bastante para superar as 4 abas de retenção extras ao redor da circunferência do mostrador (veja a foto abaixo, parte direita).
- Se você chegou até aqui, o resto é bem fácil. TENHA CUIDADO para não quebrar nenhuma aba.
- Você precisará remover o pino (seta pequena abaixo) no interruptor antes de instalá-lo. A seta está apontando para o pino que precisa ser removido. Dobre o contato de metal do microinterruptor usando pinças, certifique-se de que qualquer resquício restante não fará contato com a almofada da placa de circuito. Idealmente, este interruptor deve ser um DPST-NO (Double Pole - Single Throw - Normalmente Aberto), mas funcionará com esta modificação.
- Instale o resistor primeiro no local definido nesta foto (seta grande).
- Instale o interruptor na placa de circuito. Os pinos guia se encaixarão nos orifícios da placa para auxiliar no alinhamento. Pinças ajudam a segurá-lo. É um interruptor delicado, então não o superaqueça.
- Re-monte seu novo seletor RDNA e instale.
Informações do microinterruptor para a opção DIY nº 1 acima:
- Número da peça Digi-Key: CKN10548CT-ND
- Número da peça do fabricante: HDP001R
Fabricante | C&K |
Série | HDP |
Circuito | SPST-NO |
Função do interruptor | Off-Mom |
Classificação de corrente (Amperes) | 1mA (DC) |
Tensão nominal - DC | 5V |
Tipo de atuador | Alternância angular (Detector) |
Tipo de montagem | Montagem em superfície, ângulo reto |
Estilo de terminação | Gull Wing |
Recursos | Guia da placa |
Pré-viagem | 0,006" (0,15 mm) |
Temperatura de operação | -20°C ~ 70°C |
Posição de operação | 0,117" (2,96 mm) |
Resistor:
Número da peça Digi-Key: A110463CT-ND
Número da peça do fabricante: 4-2176091-0
Fabricante | TE Connectivity Passive Product |
Série | RP73P, Holsworthy |
Embalagem | Corte de fita (CT) |
Status da peça | Ativo |
Resistência | 147 Ohms |
Tolerância | ±0,1% |
Potência (Watts) | 0,25W, 1/4W |
Composição | Filme fino |
Coeficiente de temperatura | ±25ppm/°C |
Temperatura de operação | -55°C ~ 155°C |
Pacote / Caso | 0805 (2012 Métrico) |
Pacote do dispositivo do fornecedor | 0805 |
Tamanho / Dimensão | 0,079" L x 0,049" W (2,00 mm x 1,25 mm) |
Altura - Assentado (Máx.) | 0,026" (0,65 mm) |
Número de terminações | 2 |
Etapa obrigatória 2/2: (Configurar ECM!! BCM? ABS?)
Configure o ECM para permitir que o seletor RDNA alterne o modo Corrida
Abrir MES e selecionar o seguinte:
- Alfa Romeo Giulia 2.0 Turbo 16V Multiair --> Corpo --> Configuração CAN / PROCEDIMENTO DE ALINHAMENTO PROXI (952)
- Clique em Conectar
- Se for mais antigo que a versão 4.5 do MES:
- Para entrar na configuração PROXI, vá para a guia Ajuste e pressione Ctrl+Alt+C (PROXI personalizado)
- Encontre o byte 88. Deve ser "AC" (valor OEM para NA 2018 2.0T Ti Sport Q4)
- Substitua AC por CC ou EC no byte 88 (consulte as informações abaixo para saber qual modo escolher)
- Pressione o botão Executar ou OK (não me lembro qual é
)
- Se MES 4.5 ou superior:
- Clique na guia Ajustes, selecione Seletor de controle dinâmico, clique em Executar no canto inferior direito
- Escolha um dos outros dois modos além do Tipo 1 (configuração OEM AC)
- Tipo 3/DNA/Sport é o mesmo que EC e Tipo 2/DNA é CC (veja abaixo)
- Escolha um e clique em OK
- Selecione PROCEDIMENTO DE ALINHAMENTO PROXI e pressione Executar
- Siga as instruções, troque os cabos quando solicitado
- Depois que o procedimento de alinhamento PROXI for concluído, você precisará executar algumas calibrações para remover as inúmeras luzes de advertência que provavelmente você tem
- Desconecte do módulo do corpo
- Conecte ao módulo de direção elétrica e visualize o parâmetro Ângulo de direção. Mova o volante para que a leitura seja 0°. Isso pode levar um tempo para ficar exato, seja paciente. NÃO TOQUE NO VOLANTE DEPOIS DISSO
- Desconecte do módulo de direção elétrica
- Conecte ao módulo ABS (ABS / Continental ABS MK C1)
- Requer cabo 6/cinza
- Selecione a guia Ajustes e execute os três procedimentos a seguir:
- Redefinir o ângulo de direção (vamos tirar esse primeiro)
- Calibração do sensor de aceleração lateral e longitudinal
- Calibração do sensor de pressão
- Depois que estes estiverem concluídos, desconecte do módulo ABS
- Desconecte o adaptador OBD2.
- Desligue o veículo e aguarde 30 segundos até que todas as luzes do painel se apaguem.
- Ligue o veículo
- Gire o volante totalmente para a esquerda e para a direita.
- Desligue o veículo novamente
- Ligue e todas as luzes de advertência devem ter sumido
- Caso contrário, tente desligar o veículo por mais 30 segundos, repita até limpar
MODOS:
Byte 88=AC (Estoque)
- ASC/TCS ativado em todos os modos
- A = A no ECM/BCM
- N = N no ECM/BCM
- D = D no ECM/BCM
- R = Sem alteração
- ASC/TCS ativado nos modos DNA normais
- A = N no ECM
- A = A no BCM
- N = N no ECM
- N = N no BCM
- D = N no ECM
- D = D no BCM
- Modo Corrida =
- O modo Corrida é indicado
- Indicação de velocidade maior no display central
- Indicador de mudança não funcional no display central
- N no ECM
- D no BCM
- ? no TCM
- Desativa FCW
- Desativa ASC/TCS
- ASC/TCS ativado nos modos DNA normais
- A = N no ECM
- A = A no BCM
- N = N no ECM
- N = N no BCM
- D = N no ECM
- D = D no BCM
- Modo desligado ASC/TSC =
- O modo Corrida não é indicado, apenas os indicadores amarelos FCW e ASC/TCS no painel
- N no ECM
- D no BCM
- ? no TCM
- Desativa FCW
- Desativa ASC/TCS
- Em qualquer modo além do Tipo 1 padrão (byte 88=AC), o modo Dinâmico ou "Corrida" usa o mapa Dinâmico do ECM? Ao alterar o byte 88, alguns pensam que o mapa Dinâmico nunca é usado.
- N é realmente o único mapa disponível no ECM quando a modificação do modo Corrida está em vigor (quando o byte 88 não é AC)?
- Qual modo é o melhor para usar para uma afinação do ECM como o Eurocompulsion Euro+Drive Tuning System?
- Acreditamos neste ponto que a afinação do EC, seja P1 ou P2, precisará estar no mapa N e pode também colocar em D também, caso o Race Mode Mod seja removido.
- Erro: GRAVAÇÃO DE DADOS PROXI Drive Train Control Node (DTCM)... FALHOU! - Erro de solicitação fora da faixa
- Erro: Módulo de controle da transmissão (DTCM) EOL Falhou
- Pode ser um caso simples de firmware mais antigo do que o necessário no módulo DTCM.
- Yanislav Karagyozov (autor do MES) afirmou que "Isso acontece em alguns módulos DTCM Giulia/Stelvio quando você tenta ativar o modo corrida porque o DTCM não suporta o modo esportivo."
- Resolução: Apenas adivinhando aqui, mas você pode ter que atualizar o módulo DTCM por um revendedor. A substituição do módulo por uma versão mais recente pode introduzir incompatibilidades de versão com os outros módulos, por isso, tenha cuidado.