Estou surpreso com o número de pessoas que sugerem verificar o capô em quase todos os tópicos com um problema aqui! Zero relatos disso (tentando fechar o capô) nos fóruns europeus e do Reino Unido. O capô pode travar torto, pois tem que travar igualmente em ambos os lados, eu admito isso.
Em primeiro lugar, se o capô não estiver travado corretamente, você receberá uma mensagem "SS Indisponível". Com uma atualização de software, esta mensagem foi alterada para "capô aberto".
Fechamento do capô, cinto de segurança travado, configuração do controle climático, tela traseira aquecida ligada, etc. são alguns dos fatores que alimentam a lógica Start Stop ditada pelo BCM (Body Computer). A principal coisa que controla o funcionamento do SS é o Sensor Inteligente da Bateria (IBS) que relata o estado de carga e o estado de funcionamento da bateria, ambos fornecendo um cálculo do estado de carga da bateria. SS e tela traseira aquecida não funcionam se a carga for inferior a 60%. A carga mínima para o SS funcionar sozinho é de cerca de 67% com base no meu monitoramento da bateria usando o MES 4.5.
Então... em suma, se você não estiver recebendo uma mensagem SS indisponível, e o SS não funcionar há muito tempo, o chamado sistema de carregamento inteligente não está carregando totalmente a bateria ou sua bateria está enfraquecida devido ao sistema de carregamento apenas até 75% e reduzindo a tensão de carregamento e, com o tempo, enfraquece a bateria e permanece apenas com cerca de 50% de carga, mais ou menos alguns por cento. Portanto, a % de carga estará sempre abaixo do limite definido para SS e tela traseira aquecida funcionarem.
Eu dirijo meu carro 50 milhas todos os dias, o SS está sempre desligado manualmente. Nunca vi a carga da bateria subir mais de 75%. Tenho um indicador de tensão conectado na tomada de 12V dentro do apoio de braço. Posso ver que a bateria está sendo carregada a ~14,5V metade do tempo e ~13,7V na outra metade, quando o sistema acha que a bateria atingiu o limite e reduz a tensão de carregamento.
Sugiro que você peça ao revendedor para verificar sua bateria e testá-la completamente. Eles podem até aplicar uma atualização de software BCM. Eu fiz isso duas vezes em 3 anos e ainda posso dizer que vai parar de funcionar em breve. Existe uma fraqueza ou falha, como você quiser chamar, na lógica de carregamento do Giulia/Stelvio. Em última análise, você pode precisar de uma bateria nova que está sendo morta muito rapidamente pelo sistema de carregamento (ou a falta dele). Se você olhar para os fóruns da BMW, verá as mesmas reclamações em todos os carros com IBS. Alguns deles simplesmente desconectam o conector IBS. Fazer o mesmo no Giulia resultará em uma mensagem SS indisponível sempre acesa no painel.